Comissão Própria de Avaliação (CPA)

CPA

A CPA – Comissão Própria de Avaliação – é um órgão instituído pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – formado por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil, responsável por implantar, organizar e articular o processo de Autoavaliação Institucional, nos termos da Lei Federal 10.861/2004.
Os instrumentos de autoavaliação desenvolvidos pela CPA, periodicamente, aplicados aos alunos, docentes e colaboradores, constituem importantes ferramentas e subsídios para o planejamento acadêmico, com o objetivo de melhorar a qualidade da formação do ensino superior, da produção do conhecimento e da extensão. É de interesse da CPA, outrossim, acessar os alunos egressos para acompanhar a inserção e o desempenho das carreiras destes.
A análise dos dados colhidos nesses instrumentos oferece um diagnóstico da rotina universitária, dos pontos fortes e das eventuais fragilidades da instituição de tal forma que permita verificar o cumprimento da missão e das políticas institucionais, bem como os setores e áreas a merecer adequado investimento institucional, tomada de decisões, sinalizando os aspectos que requerem aprimoramentos contínuos da qualidade acadêmica.
Os resultados dos instrumentos avaliativos são divulgados na comunidade acadêmica e apresentados, obrigatoriamente, ao Ministério da Educação, por meio de relatórios anuais, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente. A autoavaliação é uma atividade que abrange todas as Instituições de Ensino Superior do país, e mostra-se como um imperativo ético e participativo, pois engloba variadas dimensões definidas pelo SINAES:

  • Missão, Plano de Desenvolvimento Institucional;
  • Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação e a Extensão;
  • Responsabilidade Social da Instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social;
  • Comunicação com a sociedade;
  • Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho;
  • Organização e Gestão da Instituição;
  • Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
  • Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
  • Políticas de atendimento aos estudantes;
  • Sustentabilidade financeira.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é órgão suplementar de apoio à Diretoria da Faculdade Canção Nova encarregado de coordenar o processo interno de avaliação da instituição e dos seus cursos, que permita favorecer os processos de gestão e melhoria contínua. Os membros da CPA, bem como o coordenador, são escolhidos pela Diretoria da Faculdade Canção Nova e possuem as seguintes atribuições:

a) Planejar, acompanhar e fiscalizar o processo de Avaliação Institucional;
b) Desenvolver cultura de avaliação institucional buscando a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão, e dos serviços prestados pela Faculdade Canção Nova;
c) Avaliar periodicamente o desempenho dos diversos órgãos, setores do ensino, extensão e serviços prestados, infraestrutura em geral, ações comunitárias reveladoras da sua responsabilidade social;
d) Propor, com base nos resultados das avaliações internas e externas, aos órgãos competentes da Instituição, medidas corretivas e saneadoras para aprimorar a qualidade do ensino e serviços prestados.

O regulamento da CPA da Faculdade Canção Nova, aprovado pelo Conselho Superior, prevê o seguinte formato para a constituição desta Comissão:

a) 2 (dois) Representantes do Corpo docente;
b) 2 (dois) Representantes do Corpo discente;
c) 2 (dois) Representantes do Corpo Técnico Administrativo;
d) 1 (um) Representante da Sociedade Civil Organizada.

O processo de autoavaliação coordenado pela CPA da Faculdade Canção Nova abrange toda a realidade institucional, considerando as dimensões institucionais expressas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC).

Membros da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Canção Nova.
PORTARIA nº 03/2024, de 29 de janeiro de 2024.

1 – Professor Dr. Marcos Jolbert Caceres Azambuja, Coordenador da CPA; (Designação)

2 – Professora Drª. Suillan Miguez Gonzales Boaventura, Representante do Corpo Docente; (Designação)

3 – Professor Me. Bruno Nascimento Vieira da Cunha, Representante do Corpo Docente;

4 – Colaboradora Andrezza de Meira Aguiar, Representante do Corpo Técnico Administrativo;

5 – Colaboradora Michele da Silva Oliveira Lima, Representante do Corpo Técnico Administrativo;

6 – Vereador Breno Barbosa Anaya Xavier, Representante da Sociedade Civil Organizada;

7 – Aluna Maria Luiza Ferreira Ribeiro, Representante do Corpo Discente do Curso de Jornalismo – Bacharelado;

8 – Aluna Maria Julia de Carvalho Ribeiro, Representante do Corpo Discente do Curso de Administração.(nomeação)


Regulamento-da-CPA

 
 

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Faculdade Canção Nova, apresenta os resultados para alunos, professores e colaboradores.

Período de avaliação: 2025.

Resultado da Autoavaliação 2025

A avaliação dos egressos tem como objetivo captar informações sobre os ex-
alunos da Faculdade Canção Nova em relação à inserção no mercado de trabalho e ao
desenvolvimento da carreira profissional. Esse acompanhamento permite melhor
compreensão e atendimento aos anseios dos alunos e às necessidades da sociedade
perante os profissionais que a Faculdade Canção Nova forma.
O questionário de avaliação dos egressos contempla a percepção de nossos ex-
alunos sobre o curso concluído, a profissão, a atual função profissional na relação com a
formação obtida, as dificuldades encontradas, entre outros aspectos pertinentes à
trajetória formativa e ao mundo do trabalho.
Além da manutenção do relacionamento com nossos ex-alunos, cuja alma mater
é a Faculdade Canção Nova, a avaliação dos egressos é a oportunidade de que estes
possam contribuir, trazendo devolutiva da empregabilidade e demandas de atualização
(tanto no campo dos conteúdos quanto no sentido prático dos cursos de graduação). Por
fim, pretende-se entender o desenvolvimento profissional e como a trajetória percorrida
no Ensino Superior da Faculdade Canção Nova deu meios para o status atual de nossos
ex-alunos.